terça-feira, 8 de março de 2016

Experiências de ciência, na cozinha, para miúdos e graúdos # vulcão de limão

Depois da plasticina caseira, que foi só o começo dum interminável novo mundo de  actividades , decidi testar algumas  experiências de ciência, tecnologia, engenharia e matemática  (STEM) , que achei que poderiam entusiasmar a maiúscula nesta nova etapa da sua vida. Tem resultado...Tanto que ela não pára de me pedir para dormir ao lado dos "frascos de lava" e de ir mostrar à professora aquela "ranhoca " que ela até não gosta nada. Por outro lado existe aquela vontade em que os pais participem na escola ....por isso tenho o maior prazer em ir partilhar com os miúdos estas pequenas, simples, mas fascinantes experiências. Para todos conseguirem fazer qualquer coisa , lembrei-me que poderia dividi-los em grupos de 5 e fazer 5 coisas diferentes. A primeira já está testada : vulcão de limão.

Material:
2 limões ( um deles é só para tirar o sumo , que se vai adicionando )
bicarbonato de sódio ( o ingrediente surpresa )
corantes alimentares ( só para colorir a experiência)
detergente loiça (só para fazer mais espuma) 
espátulas + tabuleiro + faca e colher

Instruções :
Passo 1 é para os adultos. Cortar a base do limão para ficar plano  e do outro lado retirar um pouco do interior para colocar os restantes ingredientes.  Passo 2, espremer o sumo do outro limão e deixar de lado
 
Passos seguintes :Colocar o limão num prato ou tabuleiro e juntar umas gotas de corantes, depois outras gotas de detergente para a loiça e por fim uma colher de bicarbonato de sódio. Nesta altura começa a magia a acontecer e com a espátula de madeira pode-se ajudar a espremer o sumo do próprio limão para a espuma aumentar.



Por fim, para que a reacção se prolongue , basta ir juntando alternadamente mais um pouco de cada um dos ingredientes, ou no caso da minha , posso juntar só mais outra cor ? O resultado está à vista , mas depois de tirarmos o limão, ainda metemos uma folha de papel em cima da espuma colorida, para ver o efeito. Ela adorou.




Olha, por falar em limão, lembrei-me de outra coisa gira que lhe posso mostrar . Quem se lembra das mensagens escondidas que ponha o dedo no ar !


2 comentários: