terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Pesadelo cor-de-rosa

Já uma vez aqui tinha falado na confusão que me faz ler histórias supostamente dirigidas a crianças. A serio que não entendo a treta do medo, das bruxas que roubam crianças, fazem-nas prisioneiras e até as querem mesmo comer, das princesas que só querem é casar, dos pais que abandonam os seus filhos, dos príncipes que dão beijos na boca e logo a seguir viveram felizes para sempre, das invejas e ganâncias, das histórias que eles querem continuar a ouvir e deveriam ter ficado enterradas no tempo dos Reis e Rainhas (daqueles a sério) ou mesmo na pré-história. Mas depois há os outros, os de agora que têm ilustrações lindíssimas mas cujo conteúdo ou é imperceptível , ou é simplesmente desadequada para as crianças que são esponjas ! Sinceramente tem sido demasiado difícil escolher bons livros para a minha filha (e não que me encha as medidas a mim) e isso considero preocupante. As ilustrações são super importantes mas deveriam acompanhar uma história, um texto, com princípio,  meio e fim , com cabeça tronco e membros e sobretudo simples. Para quê complicar ? É que nem 8 nem 80...Não é preciso haver finais felizes nem histórias complexas, mas também não se querem frases soltas nem morais muito rebuscadas. Por agora são apenas crianças e têm o mundo todo à sua frente e o devido tempo para perceber a complexidade que é ser-se adulto. Talvez esteja a ser injusta ou então os livros que folheio são de facto para crianças mais crescidas, mas então há uma lacuna para crianças com 3 anos que já percebem tudo e querem saber tudo e se o problema for só meu gostava mesmo que me mostrassem que estou errada. Sei que lá em casa,  para além de alguns contos populares que  me foram contados, só tenho prazer em mostrar-lhe e contar-lhe três ou quatro livros e histórias. São histórias do mais simples que pode existir e sem serem rebuscadas têm das mensagens mais importantes, positivas e bonitas que se desejam. A árvore generosa e  o  Meu balão vermelho.  Se tiverem reclamações ou boas sugestões façam o favor de me importunar .

5 comentários:

  1. Gosto mesmo muito dos livros da editora Planeta Tangerina; a Kalandraka também tem livros muito interessantes.
    Espero que gostes. Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também gosto muito, ela é que nem tanto...sobretudo os que não têm muita história , apenas ilustrações deslumbrantes. Mas sim há pelo menos uma meia-dúzia que são lindos e também gosto muito.

      Eliminar
    2. Gosto muito da coleção do sapo do Max Velthuijs da Caminho, tem umas ilustrações giras e as histórias também são interessantes:)
      O livro O nabo gigante também é muito giro.
      Ainda não tenho o livro a manta mas quero muito, é tão bonito !

      Eliminar
  2. ... fui agora à minha estante da secção infantil e senti alguma dificuldade em decidir-me, pois compro com alguma regularidade livros "das ilustrações lindíssimas" mas como ainda não tenho nenhum pequenito a quem as contar, nunca me deparei com esse problema, que é de facto uma questão pertinente... ora reduzidas as minhas opções sugiro: "A princesa do dia e o príncipe da noite" "O ultimo canto" "O principezinho" "Na Floresta da preguiça" "Aventuras de João-Flor e Joana-Amor"... frequento uma Livraria Infantil "Aqui Há Gato" e de certo que a livreira Sofia te pode responder mais e melhor!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh que simpática ! se calhar é mesmo isso , falar com quem sabe.
      *

      ps: entretanto comprei a Manta da planeta tangerina e estamos as duas apaixonadas....

      Eliminar