terça-feira, 11 de março de 2014

Sombras de alguém

Que eu sou fascinada pela cidade de Lisboa, já muitos sabem. Que adoro perceber a sua história e os seus segredos, também já o disse por aqui. Que dava uma boa detective, talvez ainda não tinha revelado. Mas que adoro fotografia, não é surpresa para ninguém. A história dos negativos vem de algum tempo, como ele tem explicado um pouco por toda a parte , mas sempre que me passam pelas mãos fico arrepiada com as surpresas que acabam por ser reveladas. Esta fotografia é tudo isto. Linda, emana história(s), mas o mais impressionante é que o reflexo no espelho revela uma pista do lugar onde se situou. Sabemos, porque passamos por lá várias vezes e porque fica perto da nossa casa. Aquela fachada, aquele vão e os carris dos eléctricos dizem muito, só me resta ir procurar uma loja , com o chão em quadrados de pedra brancos e pretos , que um dia terá sido uma linda barbearia. Assim sim, tudo faz algum sentido.

Por outro lado e por curiosidade,  lembrei-me duma história que nos aconteceu há quase 10 anos, no regresso da primeira viagem que fizemos juntos a Amesterdão e que pode ser a chave para esta incessante procura e curiosidade, psicologicamente falando. É que a mala dele foi roubada  à porta de minha casa e lá dentro estavam todos os rolos e negativos da nossa aventura pelos Países Baixos. Será que eles andam por aqui ?Será que algum dia irão regressar ás nossas mãos?  Quero acreditar que sim, se não vamo-nos entretendo com o que já temos, que já tem pano para mangas e até eventos culturais históricos que esperamos em breve revelar !

2 comentários:

  1. Deve ser fascinante tentar descobrir que histórias estão por trás dessas imagens. Lembrei-de de uma agenda muito antiga que comprei (não me recordo do ano), daquelas cheia de dicas para donas de casa e que está preenchida com apontamentos e contas. Divirto-me a tentar imaginar a mulher que terá usado aquela agenda.

    ResponderEliminar