terça-feira, 21 de julho de 2015

Trabalhos de casa (como deveriam ser, a existirem)


As palavras que se seguem são dum professor espanhol, que surpreendeu e emocionou os pais , com a carta com os "trabalhos de casa para o Verão". Tentei traduzir como consigo, mas acho que dá para entender a Ideia, que é simplesmente brilhante e quase poderia ser genial. Seja como fôr passem a palavra. aos vossos pais, filhos e professores. Vivam. Que a escola é só o princípio de tudo.


"Lê tudo o que consigas. Não porque tens que fazê-lo, mas porque o Verão inspira sonhos e aventuras e vais-te sentir livre. Lê porque é a melhor forma de rebelião que tens.
Tenta recordar todas as palavras novas que aprendeste este ano, procura sinónimas e antónimas dos objectos de Verão.
Pela manhã, caminha pela beira do mar. Repara como reflete o sol na água e pensa nas coisas que mais amas na vida e que te fazem feliz.
Tenta escrever num diário todas as coisas que acontecem, os sítios que visitas e os gelados que vais comer. Escreve tudo o que podes, mas sem erros de ortografia.
Faz muito desporto
Dança. Perde a vergonha, nas pistas de dança ou em casa. O verão é um festival e seria absurdo não fazeres parte dele.
Recorda os apontamentos das nossas aulas. Dezenas e unidades, soma e subtracção, realiza somas, ordena do maior para o mais pequeno, faz contas , soma os euros e as horas…
Evitas todas as  situações e pessoas que influenciam negativamente o teu Verão. Procura a boa companhia e os bons amigos, que te entendem e se riem contigo.
Não pares de rir. Rir é muito saudável e dizem que dá mais anos de vida se te rires até mais não. Conta piadas e escreve no teu diário para que não te esqueças. 
Não digas palavrões e sê sempre bem educado e amável.
Escreve no teu diário os sonhos que tens tido. Ou desenha-os. Mais tarde ou mais cedo vão se realizar porque se podes sonhar, podes fazer.
Sê bom"

Sem comentários:

Enviar um comentário