quarta-feira, 26 de agosto de 2015

L vai para a escola - os manuais escolares

Confesso que foram várias as desilusões que tive, quando fui levantar a encomenda dos livros do 1ºano para a minha mais velha. E não , não foi o preço que me deixou assim, mas talvez todo o imaginário que tinha construído à volta dos seus primeiros livros da escola. Primeiro, achei-os gigantescos e depois (os ilustradores que me perdoem) não gostei mesmo nada da imagem deles...Achei demasiado tudo ( cor, informação, texto) mas lá está, talvez porque tinha idealizado, ou melhor, romantizado, um livro mais mignonne.  Fiquei mesmo desapontada e confesso que o que pensei de imediato foi: mas caramba , anda para aí tanto ilustrador jeitoso, a ganhar prémios e tudo, que vá, podiam ter conseguido algo ..diferente, vá. Daí que hoje, quando procurava imagens dos ditos manuais, ainda tenha ficado mais de boca aberta quando descobri que foi a Planeta Tangerina que criou "o conceito geral do projeto, as suas personagens e mascotes, assim como a linha gráfica e ilustrações dos manuais para alunos e professores. O projeto A Grande Aventura resulta de uma encomenda da Texto Editores, apostada em inovar a área dos manuais escolares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico"  ... Pois, vou ter que me habituar a eles, enquanto digiro as ideias. ok...afinal até são os melhorzinhos entre todos ....e...parece que no meu tempo eram estes ...calo-me já ! Afinal só mais uma coisa: prometo guardá-los ( sim, que raio de mania esta- mas só estes) até que um dia nos possamos todas rir e recordar este momento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário