sexta-feira, 23 de outubro de 2015

às vezes, preferia viver noutros lugares

E pronto. Caí por terra. Logo hoje. Logo hoje que ela me disse que não queria ir para a escola porque afinal não gosta de lá estar. Só gosta do recreio. Ela própria me disse que é demasiado pequena para ter que trabalhar muito e ter que aguentar tudo. Porque raio há de ter que comer aquele puré líquido se até lhe dá vómitos? tem verdade, não temos que nos sujeitar a tudo. Aprender não tem que ser uma chatice, aliás não deveria ser. Não queria vir para aqui com aquela conversa chata da escola pública, dos professores e das suas (tristes) condições de trabalho, das crianças destabilizadoras, do conformismo e comodismo dos lugares comuns. Queria mesmo era que a minha filha fosse feliz na escola , que tivesse prazer em aprender, que fosse um lugar especial ( que é, mas não com tantos mas....) Com esta já estava de rastos, mas depois de este LUGAR me ter aparecido (logo hoje) através do meu  feedly, fiquei tão igualmente deprimida quanto radiante. (ai e a hora que muda este fim -de-semana, toca a reforçar a vitamina D) . Preparem-se para entrar, naquele que deveria ser O lugar , a escola, onde todas as crianças mereciam  brincar, aprender, explorar, crescer. Bem sei que este deve ser um jardim de infância, mas estou a referir-me a algo transversal, que é uma arquitectura para A criança, de bebé a adolescente . Porque raio não se pensam estes espaços de forma diferente, tornando o quotidiano mais bonito? Devia-se sempre construir alegria e bem-estar ( reparem bem naquele janelão da terceira imagem, não é de cortar a respiração no melhor sentido da palavra?) . Engulo em seco e quanto mais penso nalguns pormenores ( ou pormaiores como prefiro chamar) tão tristes do que é o nosso sistema educativo ( lembrem-me de aqui vir falar sobre o absurdo que é a postura em relação à higiene oral), mais me angustio nos pormaiores que são cada um destes espaços, tão deslumbrantes e possíveis !


imagens retiradas da internet

Só para acrescentar outro vídeo que me fez tanto, mas tanto sorrir: Não deveriam haver limites entre o interior e o exterior, mas mais ,  não deveriam existir é tantas mentes fechadas....

8 comentários:

  1. Pois é Madalena... a mim também me acontece... Havia tanto para dizer. às vezes (tantas) só me apetece emigrar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso...fugir para lugares onde haja menos limites ( ou melhor, mentes limitadas!)
      *

      Eliminar
  2. Tem graça que hoje também estive a invejar estas escolas! E como arquitecta, digo o mesmo... fugir para onde as mentem são menos limitadas. Por aqui, é do tipo: escadas? ai que podem cair! escorregas? ai que estragam a roupa! árvores? sujam muito e ainda se lembram de subir! areia? isso é antiquado! É um pavor projectar um espaço desses em Portugal! É colocar grades, cortar árvores... enfim.... Temos que nos unir contra estas mentalidades (suspiro).
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e viste o vídeo da escola japonesa? A obra pode não ser a mais bonita ou melhor conseguida, mas é tão acertada que até faz impressão não serem todas assim!
      *

      Eliminar
    2. Sim, já conhecia.... Até gosto do resultado final!

      Eliminar
  3. É realmente uma escola de sonho. (Boa sorte para a aventura do primeiro ano da primária :) )

    ResponderEliminar
  4. Podes-me dar o link para aceder a estas imagens por favor, muito obrigada, Alexandra (alexandra@nheko.pt)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez não seja visível ( a ver se mudo isto) mas se clicares na lapavra LUGAR deves ir parar ao link : http://www.baukind.de/index.html

      Eliminar