segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Sobre a morte #livros infantis ( para todos)

Aqui estão eles. Dois livros que abordam, aquele tema tabu, que ninguém gostaria ter que falar ( sobretudo a crianças, como diz na peça o Miguel Fragata) : a morte, mas com naturalidade, com sensibilidade, sem camuflar a sua importância ou aligeirar a dureza do mesmo. Tudo é dito sem dizer.  São livros de uma beleza incrível e que nos podem ajudar a aceitar que a morte é uma inevitabilidade e que por isso mesmo temos é que viver esta vida com tudo aquilo a que temos direito. São pois livros sobre a vida, com o melhor que ela tem: Felicidade, experiência, aprendizagem e herança, amor e família, onde os dias de despedida tristes e cinzentos se pintam de luz. São livros cheios de poesia e sentimentos, sobre a realidade que afinal não é infinita nem eterna, contados com imensa delicadeza. Afinal, estes sentimentos de dor, tristeza, amor e saudade fazem parte das nossas vidas, "só" precisamos é de aprender a lidar com eles. São livros para crianças, mas tenho a certeza que vão emocionar muitos adultos, que se vão rever tanto nestas relações com os nossos próprios avós. Não tenho qualquer vergonha em dizer que a mim, me fazem chorar. 


O Anjo da Guarda do avô, por Jutta Bauer da Gatafunho  A Avó adormecida, por Roberto Parmeggiano e João Vaz de Carvalho da Kalandraka


Quis a vida e o mistério da morte, que enquanto escrevo e organizo o post, que a minha querida amiga, com o qual estava a falar precisamente sobre isto que é o mistério da nossa "hora", recebesse a mais triste das notícias, que o seu avô morreu, partiu. Joana, este post é dedicado ao teu avô. E a ti claro, um abraço.

3 comentários:

  1. o meu favorito é um da Kalandraka que aborda a morte de uma mãe esquilo, só o conheço em espanhol e não me lembro do título, depois mando-te e o do Luís Silva " O Livro da Avó" Edições Afrontamento.
    Há um espectáculo maravilhoso chamado "Que o meu nome não te assuste" Titeres Maria Parrato que é incrível, este no CCB há uns 13 anos e em Cascais no CCC onde eu trabalhei mais recentemente.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vou espreitar....e estes conheces? são tão bons
      *

      Eliminar
    2. " Não é fácil , pequeno esquilo !" ;-)
      e sobre a diferença, conheces alguma coisa ?
      *

      Eliminar