quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dia de Reis, hoje dedicado á minha-rainha-maior

Hoje é dia de Reis. E ontem entusiasmei-me no texto que deveria antes, estar aqui. diferenciado. Mas depois da pesquisa do dito post da Mum's the boss, sobre os miúdos não darem valor a nada e de o ter lido com toda a atenção, achei que merecia destaque. Vamos por partes. A minha filha não tem muitos brinquedos e muito menos dispositivos electrónicos, nunca investimos muito nisso , até porque cedo percebemos que ela era mais de se entreter com as coisas mais banais que temos lá por casa e porque construímos sempre coisas (provisórias) com ela e para ela. Tanto , que ela "hoje" o que pede é coisas para construir-  não convencionais...( ou seja ,na volta até valoriza) O que por outro lado me deixa confusa ( ah espera é isto que se chama crescer e educar). É que hoje em dia tudo é uma seca para ela. Acho que por ela , passava o que lhe resta do dia ,a ver televisão. Até eu ter tempo e projectos para fazer com ela, que  ela até acaba por gostar de fazer- sobretudo quando há Mesmo tempo (o que nos dias que correm e com toda a sorte do mundo que ela até tem, não é suficiente e infelizmente eu não consigo ter ideias e concretiza-las para todos os dias). Isto poderia levar-me ao Grande assunto, mas neste momento não posso mesmo pensar nisso, mesmo que talvez ganhasse A coragem de vez para o fazer. Se nós não temos nada em abundância e se sempre valorizamos o tempo de estarmos e fazer-mos algo juntos, porque razão ela não dá valor a isso? Quando temos o essencial conseguimos olhar para aquilo que realmente é importante. OU no fundo até dá, mas agora anda só mais frustrada e cansada e revoltada? Funciona por opostos, será? pelo facto de haver muita coisa, não temos como apreciar tudo o resto porque há demasiada informação à nossa volta. Ai. A pressão do não se querer falhar, de não a mimar mas também de não a traumatizar. Sim, há ainda a referência da nossa própria infância, ou seja, tentar não cometer os mesmos erros que provavelmente até fizeram connosco no passado. A importância das coisas também é tão relativa...afinal qual é mesmo o mal de uma criança de 6 anos querer brincar com uma barbie? Pronto já fiz a ligação. A minha filha escreveu uma carta ao pai natal, onde pediu coisas que nós não achamos piada nenhuma, mas que ela pelos vistos queria muito. Percebemos isso depois do Natal , quando ela se chateou porque ainda por cima o pai natal a quem ela entregou a carta (ok, mea culpa, devíamos ter ido por ao marco do correio) lhe prometeu que ia dar toda a atenção aos seus pedidos. Depois porque uma das crianças do nosso Natal recebeu caixas e caixas de tudo aquilo que pediu ( e mesmo assim no final estava aborrecido...). Ponderei. Afinal ela não é nada de pedir coisas (esquece lá um ipad que primeiro está o teu pai e tens tempo para queimar a vista a os neurónios à frente dum ecrã). Nem tem assim tantas futilidades (meu ponto de vista claro) quanto isso. Eu própria gostaria (horrores) de ter brincado com a Barbie, essa é que é essa. E o brilho nos olhos dela quando lhe dissemos que os Reis  ás vezes é que trazem O presente, foi o que acabou por derreter o coração. Tal como a sua emoção, ontem, ao deixar 3 pedaços de bolo e água para os camelos e hoje, quando me veio acordar histérica porque os Reis lhe deixaram O presente. Com uma carta a explicar que o Pai Natal hoje em dia já não consegue dar resposta aos cada vez mais pedidos dos meninos e que ela até já tem tudo o que precisa para ser feliz. A resposta vai-nos dar logo à tarde, quando voltar da escola e terminar comigo o tal caderno da gratidão, que estou indecisa terá 12 (mês) ou 52 (semanas) páginas e que espero seja outra forma de expressão e comunicação entre nós. Por fim não posso deixar de partilhar este filme. sendo que eu sou meia alérgica a ver e logo a partilhar filmes (daqueles que provavelmente já todos viram) , a publicidades muito bem montadas (tanto que até parece bom demais para serem verdade) e de lágrima fácil. Esta, lá está...comoveu-me...mas infelizmente não me revelou a resposta que "procuro".

1 comentário:

  1. Só tu!!!! Tão querida!!!
    A Laura tem mesmo sorte em ter os Pais maravilhosos que tem.
    Bjs

    ResponderEliminar