quarta-feira, 16 de março de 2016

Modelos de escola

Ontem li um artigo maravilhoso a propósito do homeschooling em Portugal, que pelos vistos triplicou em Portugal no ano passado. Uma novidade para mim foi o unschooling, que ainda me parece muito radical e que não é mesmo para todos. Mas aquilo que tenho percebido é que há muitos , muitos pais desapontados, tristes, revoltados, com a nossa escola pública e com muita razão. Talvez na verdade o "sistema" nunca se tenha preocupado com aquelas que todos sabemos são as necessidades (curiosidade, observação) e competências das crianças (compreensão, alegria) , com um ensino de qualidade e não de quantidade, com o espaço para brincar e criar (como já o disse aqui outras vezes) e sujar, com responsabilidade e independência e gosto. Sabemos que numa sociedade em mudança como aquela em que vivemos, a simples transmissão de conhecimentos é insuficiente. O Homem precisa de desenvolver plenamente a sua capacidade de iniciativa, de criação, de pesquisa, de solidariedade. Só assim ele poderá ser capaz de se adaptar, de intervir e também de transformar *. Mas antes talvez não se questionasse tanto, porque os tempos e as vidas dos nossos pais eram outros. Havia muito apoio familiar e ainda haviam os amigos e a rua para brincar. Hoje não há , não tanto e ainda há muito mais . Estímulos e informação, que deveria ser melhor canalizada, com consciência. Essa que começo a ouvir de alguns pais, os tais que andam preocupados com a educação dos seus filhos, que não passam de um número.Ora leiam mais este aqui. O que também já ouvi é que muitos desses pais vão desistindo, baixando os braços, conformando-se com a máquina, deixando de ir à escola, deixando de participar e de fazer parte da vida escolar dos filhos. Isso é triste, porque só assim vamos fazendo a diferença. A comunicação entre todos é fundamental ! A escola deverá ser sempre um lugar mágico. E agora para algo completamente diferente. Uma escola na Dinamarca, linda. Pensada e projectada pelo atelier COBE, para ser usada por as crianças. Aqui já há magia.

*- excerto de texto retirado do projecto educativo do Jardim Infantil Pestalozzi, que se eu tivesse descoberto antes e não tivesse a condicionante mensalidade, nem pestanejava em colocar lá as minhas filhas. Até lá vou arregaçando as mangas e inventar magias.

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