segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Dor-senho-abafo

Entre muitas outras, tantas coisas, o meu estado actual , faz com que a minha tolerância à humanidade em geral e aos actos das pessoas em particular, esteja nos limites da tristeza profunda- só para não dizer angústia e desespero. Digamos que o meu estado de espírito pode assemelhar-se a irritabilidade. Tudo me faz confusão e sobretudo as palavras (dos actos nem falo) doem-me. A maior parte das coisas não interessa para nada , mas há as que importam e muito. pronto,  miniatura de desabafo feito. E se metem artes plásticas e as minhas filhas, ainda mais. Estou chocada, é isso - Com a avaliação intercalar denominada "expressão plástica" , com o carimbo do agrupamento de escolas, ministério de educação e ciência e do governo de Portugal.  Mas vamos por partes. Primeiro, é que não se leccionam artes plásticas coisa nenhuma no decorrer das aulas ( limitam-se a fazer desenho livre) da minha maiúscula . Logo não entendo como se avalia uma coisa que não foi ensinada. Por si , isto já seria suficientemente grave, mas não....O "mau gosto" do desenho , que supostamente ela deveria (digo deveria , pois não existe nenhum enunciado) colorir é por si só castrador , de qualquer tipo de expressão plástica. por fim pergunto-me como se avalia ...aquilo ? foi pelas escolhas de cor ? deveria ser o mais real  e castanho e aborrecido que possível ? Não se podia extravasar as linhas ? Não se podia optar pelo pontilhismo ou por movimentos mais abstractos ? Não, não estou a exagerar....é tudo muito mau e desolador. Vejam por vós  e digam-me quanto vale ...isto...



Imagino, aliás sei que , avaliar desenho livre não é tão simples e linear como corrigir gramática e contas. Talvez seja por isso que se apresentem estas " avaliações" redutoras. Mas caramba...senão há meios para se ensinar e avaliar, então não inventem !!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário