terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Paris (?)

Com  tanta reviravolta desde que comprei os bilhetes de avião e reservei e paguei o alojamento, só me restam fazer figas para que os médicos me deixem mesmo fazer a viagem , que parecendo que não é já daqui a um par de semanas....O resultado da avalanche de emoções é que me tenho descurado completamente na organização para conseguir meter Paris na Betesga , que é como quem diz nos apenas 4 dias que teremos para desfrutar. A parte da alimentação e dos horários rigorosos vai ser o meu pior inimigo sobretudo quando falamos na terra dos crepes, entre outros pecados, os quais estou proibida de petiscar. Até o guia está esgotado e temo que o que tenho de 2002 esteja ligeiramente desactualizado. Por agora preciso da resposta rápida a questões básicas de sobrevivência e de tempo que quero ganhar:
- Chegamos no aeroporto Charles de Gaulle (20.40)  e temos que chegar até à Goutte d'or, qual a melhor e mais rápida forma de lá chegar?  respondida pelo anfitrião
- Qual o melhor e mais eficaz sistemas de bilhetes de transportes e onde o comprar? sendo que ficamos lá 4 + 2 meios dias de viagem ?
- Já sei que não posso perder o Marais ao Sábado, o quartier Latin, a Ile st Louis, o canal st. Martin, ar margens do Sena e o St Germain-des-prés, os jardins de Tuilleries e até a ida ao famoso cemitério, mas alguma coisa ? 
- Há descontos nos museus e monumentos, ou subir à Torre Eifell é demasiado cliché?
- Há alguma dica preciosa que preciso mesmo de saber ?
Prometo trazer uma lembrança a quem me conseguir responder assim que possível, isto é se tiver autorização da equipe médica para  levantar voo....

6 comentários:

  1. 1 - O metro vai-te levar a todo o lado, normalmente quem me vem visitar compra uma caderneta de 10 bilhetes pré-comprados, para fazer as distâncias maiores, de resto, para se visitar Paris o melhor é planear bem os dias, de modo a visitar o que se quer ver numa mesma zona e andar a pé entre um ponto e outro
    2 - Isto é muito, muito subjectivo... depende do que gostas, por exemplo, eu nunca iria a um cemitério, por muito famoso que fosse, a não ser que ficasse ao pé de algo que me interessasse, o que não é o caso. Não escreveste aqui sobre outros lugares, mais ( meu ver) interessantes como Montmarte, Abesses, etc.
    3 - Depende dos museus, os museus da cidade são gratuitos (por exemplo, o museu de arte moderna), sei que existem packs se quiseres visitar varios museus em conjunto. Tens que escolher que museu queres ver.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. -E os bilhetes de 10 viagens chegam? não há algum passe tipo para 3/5 dias mais económico?
      - pois, planear....não faço ideia das distâncias e do tamanhos dos bairros e quanto perco por exemplo na margem sul do Sena.
      -não falei de Montmarte porque é o bairro onde vamos ficar e espero dedicar-lhe uma manhã? tarde? Abesses, deixa cá ver...
      - Calculo que não haja tempo para museus...a não ser que haja alguma exposição imperdível , que esteja a chover a potes , ou que consigamos ver o mais importante em 3 dias.
      Por que ponta sugeres que comece? Beijos e a bientôt. Ainda tenho uma lembrança de Natal para ti, a não ser que prefiras um iman da torre Eifell :P





      Eliminar
    2. - Depende de quantas vezes queres fazer viagens e quantas vezes queres ou vais poder andar a pé (vê aqui as tarifas para 3 e 5 dias : http://reservation.parisinfo.com/z6200e2x26827m466g3727_fr-transport-ratp.aspx)
      - Na margem sul (= rive gauche) tens o quartier latin, o jardin du Luxemburgo (que mesmo com as arvores despidas é lindo, e Saint-Germain de Près. Tudo isto é para ser feito a pé, em um ou dois dias, dependendo do ritmo.
      - O melhor é preveres uma exposição ou museu para o caso de estar a chover (hoje este sol e nem sequer esta frio, mas pode mudar). O Pompidou é perto do bairro Marais, por exemplo.

      Eliminar
  2. Ir à Torre Eifell tem tanto de cliché como de maravilhoso. Se puderes ir vai, não te vais arrepender sobretudo se fores ao entardecer. A Torre Eifell é igaulmente fantástica observada do Trocadero.

    Museus, como pouco tempo, escolhe um. Tem paciência com a fila de espera e disfruta. Vale a pena. Eu já vi vários porque, felizmente, já fui várias vezes, mas acho que se só pudesse ver um, escolheria, sem dúvida o Louvre.

    Eu gostei muito de visitar a Ópera, embora não tenha visto a sala principal que tem os tetos do Chagal.

    Gosto de andar a pé em Paris. A última vez que fui vim com os pés em chagas mas não parei nem um segundo. De metro também se circula facilmente. Paris é, provavelmente, um dos locais do mundo onde há mais turistas é muito "amiga do turista". É fácil comprar bilhetes e perceber para onde ir.

    Os Jardins do Luxemburgo também são fantásticos mas como estão as árvores todas despidas, não será a melhor altura para usufruires de jardins. Eu gosto sempre de passar ao pé da Notre Dame.

    As montras, seja de que tipo de loja for, costumam ser lindas. Aproveita para as espreitar. Descobri da última vez que lá fui, a artéria Rue Francs-Bourgeois que por si só é um Museu. Percorrê-la na sua total extensão é uma excelente atividade.

    Escolhas o que escolheres, vejas o que vires, será sempre melhor do que aquilo que não viste, por isso aproveita bem e diverte-te!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merci cherie....espero que o tempo não seja o nosso pior inimigo, mas sim tenho a certeza que será fascinante.

      (casaco quente já providenciei, bem como caneleiras, a ver se trato do melhor calçado possível....)
      beijos

      Eliminar
  3. dicas aqui: http://entreterosdias.blogspot.pt/search/label/Paris

    Boa Viagem!!

    ResponderEliminar