sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Porque me esqueci de tomar as vitaminas?

Há frases feitas, pensamentos, teorias e explicações para quase tudo, em todas as fases e  etapas das nossas vidas. Mas nada disso nos consola realmente, quando estamos a atravessar períodos nebulosos, que no meu caso têm sobretudo a ver com a privação de sono, tempo, mimo e namoro.Dizem que a natureza é perfeita, que o Universo sabe o que faz, que Deus escreve direito por linhas tortas, blablablablablabla.....(para não dizer uma asneira) Basta ver os noticiários para querer mandar os teoristas todos para um sítio que eu cá sei! Mas não é dos problemas da humanidade em geral que quero falar, é dos meus insignificantes dilemas, que ao décimo quinto dia (re)começam. Para me situar e contextualizar devo dizer que sou uma pessoa informada, organizada, metódica, tranquila, positiva, mas cheia de medos e incertezas e revoltas e perguntas. Mas quem é que tem a lata de dizer que a natureza é perfeita quando é só a mãe que tem estes distúrbios hormonais, que de 3 em 3 horas está de mama ao léu, que só o colo da mãe é que a consola, que tem uma cria que é um anjo de dia mas que à noite, mesmo quando a mais velha e o pai chegam e precisam de mim tanto quanto eu também preciso deles, é que resolve que eu sou só dela e para ela ?! desculpem mas tudo isto é imperfeito...mesmo que eu já tenha percebido que não posso nem nunca vou ver a mãe e mulher perfeita. Sim, não há famílias perfeitas ! Ah para não falar que à noite é quando estamos todos mais cansados e menos capazes de usar de todas as teorias perfeitas para criar um bebé super tranquilo, autónomo e capaz. Se damos colo demais é porque os estamos a mimar, se os deitamos na nossa cama , estamos a criar seres dependentes e pouco autónomos, se os deixamos chorar é porque somos negligentes, se têm cólicas temos que ter paciência ou então enfrasca-los com medicamentos que nem por cá são vendidos, se berram ou se dá a chucha ( ai mas chucha tão pequenos e depois ficam com a boca e os dentes tortos) ouse dá a mama ( ai a mama , que raio de chucha !),se não criamos rotinas somos uns irresponsáveis, se nos deixamos ir ao sabor do vento irresponsáveis somos, se os deixamos dormir muito de dia então não vão dormir nada à noite, ou então não! . É demasiada pressão e informação e no entanto nós só queremos o melhor para eles, sem nos desgastarmos e anularmos. É justo, não é ? O que não é de todo justo é que a hora de descompressão deles, quando mais precisam de colo , calhe quando eu preciso de me desdobrar e preciso também eu, de muito colo...Não é pedir demais, pois não ? Não deveria ser tão penoso, essa é que é essa, sobretudo porque este bebé que agora descansa e se consola ao meu colo é realmente a coisa mais preciosa e linda que tenho o privilégio de ter. Não é de facto comparável ter um segundo filho, mas esta também não veio com livro de instruções...por isso é tentar descodificar toda a expressão, choro, gesto e comportamento como se fosse a primeira vez e quem disse que era fácil é um super burlão ! Agora vá, encham-me de palpites e truques e mezinhas e fórmulas secretas que é o melhor que ainda se arranja. 

Já agora e para efeito estatístico, respondam lá: Quando exteriorizam o quão porreira é a vossa bebé , que dorme bem e come bem e é um sossego, não acontece que ela começa logo a fazer o contrário? Pelo sim pelo não por aqui acabou a doce Júlia ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário