terça-feira, 8 de setembro de 2015

Ainda é Verão e já estou deprimida

Este título não me tem saído da cabeça desde que cheguei de férias e percebi que não estou bem. Comigo mesmo. Ando há que tempos a adiar o inevitável, com esperança que tudo se componha e não passe de mais uma "fase", mas na verdade continuo só a esconder a porcaria debaixo do tapete. E logo eu que sou super organizada e limpinha. Para se perceber a dimensão da minha tontice eu queria era vir aqui hoje falar sobre o primeiro dia de escola de cada uma das minhas filhas, que deveria ser anunciado com toda a popa e circunstância e fotografia a condizer com a(s) sua(s) felicidade(s) e que me devia chegar para ser tão feliz. Sim, tenho umas filhas fora de série e uma sorte do caraças. Por isso prometo que vou escrever tudo direitinho em cada um dos seus cadernos, para que mais tardem recordem como são especiais e como tornam estes dias supostamente especiais , em dias iguais a todos os outros, sem necessidade de espalhafato , nervosismos, medos, mas cheios de vida ! Anteontem foi a festa da mais velha e quem me conhece sabe a camada de nervos que isso me pode causar, pelo que invisto de mim. Não sei se correu com tinha imaginado e nem sei se consegui tirar fotos dignas do momento, mas se os miúdos gostaram, elogiaram e os pais também, mas sobretudo ela estava feliz é porque foi um sucesso, verdade? Deveria aprender  a aceitar o acaso e a confusão com mais naturalidade e despreocupação. Mas ter o controlo das coisas dá-me alguma segurança, dentro da minha própria insegurança...Um dia de cada vez. Ontem foi a vez da mais velha ir para as actividades na nova escola, a primária  e calhou ser da forma menos programada e pensada possível. fomos pedir informações, estavam já a acontecer coisas , perguntei-lhe se queria ficar e ela disse que sim. Ficou e adorou e acho que não poderia haver maneira mais simples e tranquila de começar esta (nova e grande) etapa. Temos de novo a sorte de a escola ser uma continuação da anterior, com o mesmo espírito, com muitas caras conhecidas, de confiança e ainda por cima num espaço lindo de morrer. Dentro desta desorganização completamente desprogramada , achei que era melhor adiar para hoje a entrada da mais nova na creche. E ainda bem. ontem teria sido caótico, hoje foi só uma dia como todos os outros.  A mais velha quis ir (á escola antiga) levar a irmã (o que me deixou logo de coração nas mãos) e eu tentei explicar que era um dia complicado. Ao que ela me desarmou logo com a seguinte pergunta: ó mãe é mais importante a família ou ir para a escola aprender ? (trau.....golpe baixo ao qual todas as teorias e certezas desabam). Claro que vens connosco a caminho da tua escola ! Acabámos por ir os quatro .
E querem lá melhor que isto ? A mais nova entrou , instalou-se logo disse-me adeus e mandou beijinhos como se aquela fosse a "nossa" casa. E é. Contas feitas as miúdas portaram-se muito melhor que a mãe, que fez birra por não querer sair de cada uma das escolas, por ficar de coração apertadinho e com borboletas na barriga, por chorar (para dentro) de tanta felicidade. Mentira, estamos todos a passar pelas mesmas emoções, elas sabem é lidar duma forma muito mais natural com elas. 
Mais logo vou buscá-las e isto passa. Devia aprender com elas, não era ?

Sem comentários:

Enviar um comentário