quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Se (só) dependesse de mim , aprender seria sempre ....colorido!

Tudo começou com esta fotografia, que me apareceu através da página de facebook da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Depois todo o desassossego que é isto da escola primária, mais duas coincidências : um artigo , do pediatra delas, que fala precisamente sobre o paradoxo que é para os pais criar hábitos de estudo , e outro artigo, que me enviou a mãe da BFF da maiúscula, que esteve a passar o fim de semana cá em casa ( aliás até a brincadeira que elas tiveram, de brincar ás escolas , me deixou de novo reticente sobre aquilo que de facto elas estarão a absorver da escola. No fundo uma era a professora e a outra era uma aluna, havia uma tabela de comportamento com sorrisos e elas basicamente passaram o tempo a dizer cala-te este, cala-te acoloutro, vais levar nota na caderneta, vou telefonar aos teus pais, blablablaba ou seja o resumo que elas fazem da escola é dos comportamentos e não da aprendizagem. isto quer dizer qualquer coisa não quer ? não estou com macaquinhos no sótão pois não? ), enfim, e o resultado foi todo um dia de trabalho perdido (confesso). Na procura de informação sobre este método de desenvolvimento da lógica da matemática. O método Cuisenaire (a sorte que eu tenho em perceber francês...)
O método consiste nestas barras coloridas e é Engenhoso, pois envolve memória visual, memória auditiva e memória tátil. Muito eficaz se a criança aprendeu o passo-a-passo das etapas que constituem o método. Ou seja, é óptimo mas envolve conhecimento e entrega dos pais. Ou seja, tenho uma nova missão que já começou . As peças estão encomendadas, as fichas de apoio em averiguação- para mim, para entender maneira de explorar o método,  e os 24 vídeos, muito simples e elucidativos a ser lentamente processados. Há medida que vou investigando, apercebo-me do admirável mundo novo que é o homeschooling, ou a variedade de correntes de ensinos e métodos que existem pelo mundo fora e lamento que por aqui, não haja alternativa. Uma escola de cada não conta. e professores que dizem que seguem esse método também não. Falo em formas de estar na vida ( como um todo), faço-me entender ? É neste momento que sinto o peso da idade e do tempo, que já passou, e lamento me por só agora perceber que de facto há alternativas, que podem resultar muito melhor que as convencionais, ou pelo menos que se ajustem melhor aquilo que somos.. Tiram-me do sério ter que escolher entre coisas menos más e não entre boas escolhas,  os dados adquiridos e  o temos pena mas as coisas são mesmo assim ( este sentimento português tão redutor e que nos torna tão resignados e acomodados) . Entristece-me o processo de crescimento escolar que nos vai empurrando a todos para o mesmo lado, sem nos deixar crescer e ter a maturidade certa para escolher entre as (afinal) infinitas possibilidades ( que só sabemos que existem se tivermos a sorte de ter uns pais de mentalidade aberta e que não tenham medo de nos deixar voar). Lembrem-me de ensinar ás minhas filhas que , desde que trabalhem por isso, ser viajante é uma opção como outra qualquer. Enfim. o tempo não pára e eu também não. Por isso e enquanto a caixa não chega e eu vou exercitando o método , sou capaz de fazer uns rectângulos coloridos em feltro, é que a miúda tem andado preocupada  (ninguém merece mas uma criança muito menos) por não conseguir fazer o numero do dia, que no fundo é encontrar somas que resultem no número dia (28) e acho que com isto a posso ajudar - pelo menos a ficar entusiasmada em vez de frustrada

a primeira foto é daqui e a ultima é dum leilão do ebay que ainda estou a namorar. Este post está cheio de links "escondidos" nas palavras sublinhadas e a bold. Façam o favor de as usar e abusar!

10 comentários:

  1. yeah bela descoberta!
    estudei numa escola onde sempre se usaram estes materiais e tive também lá os meus filhos....estou mais ou menos familiarizada com eles, para além do cuisenaire ser muito útil para introduzir muitos conceitos matemáticos, trabalhar somas, números pares e impares, multiplicação etc...tambem podem usar este material para as somas....de um matemático chamado froebel.....os dont's
    http://umademim.blogspot.pt/2012_10_01_archive.html
    explicando de forma sucinta no início serve para trabalhar motricidade fina, abstracção e também somas....usando histórias. enquanto o professor pede para construírem um muro baixo por exemplo introduz uma história em que se propõem fazer contas....

    sou defensora acérrima do aprender por prazer e também de que quanto mais materiais palpáveis se forem usando melhor.....há também os calculadores multibásicos que esta escola usa desde cedo serve para fazer somas com unidade, dezenas e centenas sem chamar os nomes aos bois quando são crianças pequenas...mais tarde é só dar nomes às cores que usualmente eles trabalham........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uau que maravilha ! é tão bom quando não estamos sós ! todas as dicas são bem-vindas, achas que ainda estou a tempo de ajudar a minha miúda de 6 anos a aprender ? Acabei de descobrir uma data de fichas dos 3 aos 6 anos e estou muito entusiasmada. parece que é desta que vou fazer as pazes com a minha escola ;-) Por falar em escola qual é essa que falas ?
      obrigada !

      Eliminar
    2. João de Deus ..... Antecipam a leitura e tal ... Mas tudo é um processo encadeado desde os três anos que usa muitos materiais no trabalho diário e por isso muitas vezes acham que estão a brincar ou a jogar e estão a aprender

      Eliminar
    3. precisamente ...por isso tenho pena de já não ir a tempo , pelo menos com a mais velha. quem sabe com a mais nova ;-)
      só preciso é do tal tempo.

      Eliminar
    4. Eu andei no João de Deus e apesar de se aprender muita coisa muito cedo é sempre com prazer e na verdade não nos aprecebemos... Triste que não consiga por lá o meu filho... Diz que não há vagas... :( Pior do que o ensino, é tentares delinear um caminho para o teu filho e aos 3 anos, repito 3 anos, andar a "concorrer-se" a escolas... Em fim, só um desabafo.

      Eliminar
    5. Tenho que investigar mais o João de Deus, parece que tinha uma ideia errada....Quanto a isso das vagas sei bem o filme que pode ser. Percebi quando engravidei que se quizesse que ela frequentasse uma IPSS a tinha que inscrever ainda antes de nascer ( o que sim é um absurdo ).

      Eliminar
  2. Eu também aprendi com este ou um muito parecido método. Experimenta com lego. Também dá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim ! também me lembrei , mas não tinha peças suficientes lá em casa...bah

      Eliminar
  3. Por exemplo não ponham os meninos no pre escolar só a fazer colagens ponham nos a fazer picotagem: treina a motricidade fina para mais tarde conseguir desenvolver a escrita, treina a concentração, treina o foco e não é preciso grande matéria prima

    ResponderEliminar
  4. arquitecta, passei um ano pela suiça e fiz uma espécie de de homeschool com dois rapazes um de 1 outro de 4 na altura (li muitas teses de mestrado de alunos da escola joao de deus porque era a com a qual me sentia familiar e me identificava), regressei ao porto e recentemente pedi mais um ano de licença e estou em cambridge com os dois rapazes agora com 4 e 7 anos....voltamos a conversar concerteza...até ja ;)

    ResponderEliminar