quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Vamos mudar a escola primária ?

Há outra coisa que não entendo. E até já tinha falado mais ou menos nisso, no começo do primeiro ano lectivo. Porque é que as salas de aulas , sobretudo do primeiro ciclo, são aborrecidas e ligeiramente deprimentes tristes ? Pergunto-me porque se tem medo de usar a cor, ou vá, pelo menos um branco claro e luminoso , que elas depois usem para encher com as suas criações. Não deveriam ser espaços acolhedores e confortáveis , que estimulassem e incentivassem as crianças a aprender ? Não acho que é preciso ser-se uma mãe arquitecta para perceber a importância que o interior de um lugar influencia a nossa capacidade de perceber e processar informações. Se o deveria ser em todos os espaços, nas escolas então deveria ter uma importância ainda maior. Há formas que nos convidam a ultrapassar limites estabelecidos e ajudam a criar, símbolos que podem conter significados secretos e que provocam a sua  lógica e jogos que ás vezes trazem mais conhecimento que a boa vontade de qualquer professor. Tentam calar-nos e enganar-nos sempre com o discurso dos recursos económicos, quando tudo tem a ver com a gestão dos dinheiros, recursos humanos e controle nos mesmos, feitos por pessoas competentes e isentas- que na maior parte das vezes são uma calamidade pública e que acabam por descredibilizar todo este corrupto sistema. Não, claro que não há necessidade de se gastarem 20 mil euros em candeeiros do Siza Vieira ( com todo o respeito e admiração que lhe tenho), mas sim em ter espaços de qualidade pensados para as crianças. Outro discurso comum tem a ver com a não capacidade das crianças, em estimarem esses espaços, que é absolutamente falso e aliás o mais perigoso dos pensamentos. Ora pare-se aqui para pensar um pouco neste assunto.  Senão eu ajudo em imagens  e não se atrevam a vir com o terceiro e último discurso típico de que nos outros países é tudo melhor e mais diferente. Não. são tanto crianças como as nossas, mas sim, se desde cedo habitam estes "melhores" espaços e se as vão habituando a estimar e a não castrar no uso e abuso dos materiais, até podem a ser mais criativas, livres e felizes. Insisto nisto do ser-se criativo, porque há tantas boas razões para desenvolver a criatividade : Estimula a imaginação, é uma boa maneira de identificar e transmitir emoções, é um óptimo exercício para o pensamento crítico, melhora a percepção visual e educa o olhar estético,  torna-nos mais sensíveis e decisivos,  leva-nos a outros mundos  e outros pontos de vista o que nos ajuda a ser mais compreensivo, estimula os sentidos e desperta a curiosidade , envolve concentração, mobilidade fina e melhora a auto-estima e sobretudo dá-nos o prazer de nos sentirmos livres ! Quando vai chegar a nossa hora de se permitir mudar todos os clichés impostos , a fim de criar espaços provocantes, interactivos e vibrantes para as crianças? Caraças , está tudo aqui! Mas como sei que há muita gente que tem preguiça em clicar aqui deixo algumas imagens, mas é só para ver se vos desperto a curiosidade e alguma vontade em mudar ! Bora?


 12+3 - 4+5 - 6+7 - 8+9  - 10
 
Pronto, também não precisa de ser esta explosão de cor e estes ultra desenhados equipamentos e mobiliário, mas caramba tem é que se começar por algum lado !

Sem comentários:

Enviar um comentário