sexta-feira, 6 de junho de 2014

a brincar só se aprende

No jardim de infância onde a minha filha anda, gosto sobretudo do espírito descontraído e familiar que tem. Gosto do regime em sala aberta, de haver miúdos de várias idades em cada sala e de elas terem diferentes actividades que podem circular e escolher, consoante aquilo que lhes apetece mais e que podem . O que à partida me fazia um pouco de confusão veio a revelar-se um método exemplar para o crescimento pessoal e emocional da minha miúda. Também valorizo muito o espaço interior ( uma casa antiga, cheia de história e colorida com os antigos mosaicos hidráulicos e os tectos trabalhados e as escadas enroladas com guardas em ferro e os corredores estreitos e as passagens secretas, em pleno coração de Lisboa) e o exterior  ( um belo pátio com duas nespereiras que os alimentam os fins de tarde e que são uma animação, um Maracujazeiro , uma hortita plantada e regada por eles, pneus e um castelo de cimento que é o terror dos sapatos e dos esfolanços da pequenada).  Depois fartam-se de passear e de ir a espectáculos, desde cinema, teatro, exposições, museus, concertos enfim, têm uma vida cultural mais animada que muitos adultos que conheço. Por fim e para chegar aonde quero, têm no início do ano uma ou mais assembleias para deliberar qual o tema do "projecto" anual que querem abordar. Este ano e com alguma pena dos mais crescidos, que já viram por lá passar assuntos mais interessantes, escolheram os animais do mar. Mas depois de pesquisar um pouco descobri as 1001 coisas super giras que se podem fazer com crianças (assunto que adoro) e meti-me logo a imaginar coisas e a comprar material. A ideia era ir passar uma manhã à escola da miúda e fazer com e o seu grupo qualquer coisa que tivesse haver comigo (acho mesmo engraçado a ideia dos pais participarem como sabem e podem e sobretudo interagir). No dia combinado lá fui eu, munida com poucas coisas, mas vá as essenciais para um grupo de 20 crianças se divertirem e contando que a escola estivesse preparada par o momento. Quando cheguei naquela terça à tarde, percebi que iríamos trabalhar no jardim....com as 3 salas.....cerca de 60 crianças.....e só estava uma mesa vazia....Devo ter engolido em seco, rezado dez ave-maria para dentro, feito infinitos Ommmmmm e pronto pedi uma tesoura, cola e tintas (ainda bem que tive a fazer furinhos em papel de lustro a noite toda e comprei folhas de papel seda coloridas em promoção nos refugos duma papelaria em extinção. A parte da distribuição de tarefas, por turnos coube à educadora e querem acreditar que o que parecia ir ser uma tarde infernal,  acabou por ser uma tarde super colorida, descontraída onde To-dos (nem sei bem como) conseguiram participar, ora fazendo criaturas marinhas, ora preparando o aquário, ora ajudando os mais novos, ora fazendo-me perguntas sobre a gravidez e sobretudo mega curiosos com os piercings que tenho na cara/orelhas. Depois lanchei com eles enquanto os peixes secavam e a parte da montagem final ficou para o dia seguinte, sendo que me apanharam de surpresa com o resultado final feito , por eles ! Juro que me comovi com a beleza do resultado final, que mesmo imperfeito (no tutorial que vi, as criançinhas reproduziam mesmo os peixes ) ficou mais-que-perfeito.  Ora aqui estão as provas:

 




E agora apetecia-me mais.....

2 comentários:

  1. Que belo trabalho, parabéns a ti e às crianças! Eu também estive a trabalhar o Mar e os animais marinhos no estágio :) É um tema que nunca acaba e os resultados podem ser surpreendentes! Quanto à escola está no top das que mais gosto e identifico, beijos**

    ResponderEliminar
  2. Que engraçado, lá no Colégio também estamos a falar sobre os animais mas o trabalho que fizemos foi sobre o elefante Elmer :)
    O vosso aquário e respectivos peixinhos ficaram lindos !!

    ResponderEliminar