quarta-feira, 11 de novembro de 2015

as verdadeiras dores de crescimento

Isto de explicar coisas ás crianças , tem muito que se lhe diga, sobretudo sobre nós. Se por um lado queremos preservar a sua genuidade,  inocência ,  honestidade  (têm todo o tempo do mundo para as coisas sérias e chatas da vida) , por outro queremos que cresçam fortes, se mantenham genuínos e sobretudo preparados para as desilusões da vida. Não é fácil, sobretudo porque mentir (mesmo que seja para não magoar) é feio e dar voltas e mais voltas para se chegar a uma meia verdade, também não é a melhor lição de honestidade. Há coisas que são o que são e por isso talvez não seja assim tão desadequado tratar as coisas pelos seus nomes. Mesmo que depois se engula em seco. Foi isso que aconteceu no outro dia, quando ela levou uma coisa especial para a escola, que lhe pedimos particularmente para não perder  e que acabou por nunca mais ser encontrada. Ela percebeu que tinha feito asneira e estava igualmente triste e desapontada. " mas eu pedi a minha amiga para guardar enquanto ia lá dentro buscar papel...." E foi nessa altura que a (minha) verdade me saiu em voz alta e doeu (me): " sabes filha, é que na verdade não podes contar com ninguém a não ser contigo, para cuidar do que é teu". Custa , porque não queremos que já sintam o que é o desgosto, porque não as queremos ver a sofrer, porque já é tão difícil de gerir esta complexidade que são os sentimentos ( dou por mim a assistir à frustração e raiva  da minha bebé ,de pouco mais de um ano,  só porque não consegue abrir uma caixa) Quero (tanto, mas tanto) muito que ela continue a ser audaz e corajosa e sonhadora e encantadora e criadora e genuína e curiosa e inteligente e idealista e amiga e amada e segura de si. Será que vou conseguir, quando eu própria estou cada vez mais descrente na humanidade em geral e nas pessoas em particular ? Outra coisa que me anda a irritar cada vez mais são alguns ditados e frases feitas que se usam e abusam para escamotear , ou vá embelezar a triste realidade. não há justificações possíveis. Caraças, estou a ficar ultra céptica....alguém que me corte aqui os fios que o meu lugar não é bem aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário