sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Brincar não tem limites

Tenho estado recolhida, em modo formiga, a pesquisar e recolher  ideias de trabalhos e brincadeiras que possa fazer com a mais velha, nos nossos momentos mãe e filha única.  Este ano, como ela ia entrar para a primária e andava meia chateada com a natação, decidimos esperar antes de a inscrevermos em qualquer actividade, uma vez que queríamos entender como ia ser esta mudança de horários e não só. Ainda bem, acho eu,  tenho a dizer para já.... Apesar de chegar à mesma hora (5.30) a que saia da outra escola (onde só brincava e pintava e colava e modelava e tudo sem grandes compromissos, em grande descontracção), anda exausta e esgotada . Sim, a mudança é gigante e mesmo que ela esteja super feliz ( e ainda bem), é muita novidade para digerir ( e emoções para lidar). sobretudo ao final do dia. Se para além disso, sinto que o tempo passa ainda mais a correr, não sei qual seria o benefício de ainda introduzir uma actividade física (criativa, como a música, ao fim do dia confesso que ainda me trás mais dúvidas). Andamos por isso a adiar a entrada na dança criativa ( que é o que tem mais a ver com ela) , mas por isso tenho que apostar nos nossos momentos, que são essenciais e preciosos para o bem estar de todos lá em casa. repito, ao final do dia. Ando muito mais cansada, mas é melhor que andarmos todos ás cabeçadas. É também nestas alturas que a televisão também daria um jeito do caraças,a nós pais, para ficarmos "sossegadinhos" a fazer as nossas coisas, tipo arrumar a casa, preparar o jantar, o dar banho  e deitar a bebé, mas confesso que a ideia de ficar hipnotizada em frente a um ecrã , onde não não há interacção absolutamente nenhuma e onde não acontece nada de interessante, é ainda mais assustadora. Vê um e já tem muita sorte ! É bastante curioso e  engraçado ter visto, ainda esta semana,  ESTE vídeo, que nos apresenta precisamente um possível "brinquedo" com inteligência do futuro, pelo  blog à paisana , que tem tanto de fascinante (ah mas espera! crianças daquela idade têm mesmo alguma noção que existe uma coisa chamada velocidade da luz???) como de assustador ( falar com "Deus" por exemplo é uma seca...) e por outro lado ESTE post, que também acha como eu que brincar é uma coisa séria . Lá dentro tem um link para um enunciado dos vários benefícios de brincar, que ás vezes é importante lermos em voz alta, para percebermos mesmo a sua importância. E depois há toda esta nova consciência da parentalidade positiva e tal, que fica para outro dia. É que já quase me esquecia de vos mostrar aquilo que fizemos no outro dia de tarde. Um "computador" só para ela !
Logo agora que ela anda a aprender as letras, que temos por lá por casa cartão e até papel autocolante tipo "ardósia", boas ideias e até algumas teclas doutros teclados soltas ( que eram para eu fazer outro tipo de trabalhos manuais), calhou mesmo bem ! A minha ideia inicial era mesmo básica, mas foi tão interessante ouvir as observações que ela ia fazendo à medida que íamos avançando, que o resultado final é muito melhor do que eu teria imaginado . Foi ela que quis todas as letras ( eu recortei quadrados iguais com a dita ardósia que ela se lembrou de escrever com uma caneta branca) e mais algumas teclas que inventou e foi ela que pediu um rato ( que eu aproveitei para usar como apagador, colando um resto de feltro preto). Mas o melhor é o entusiasmo dela, em estar ali a fazer coisas, comigo. E isso vale tudo ( até mais alguma coisa).

Sem comentários:

Enviar um comentário