quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Não mais brigadeiros! Viva o Capitão abóbora !

Desta vez não há sessão fotográfica, porque o sucesso da receita não chegou ao dia seguinte. Quer dizer a dita " manteiga de abóbora " ainda lá está, para experimentar em panquecas já este fim de semana. Restam os insta momentos e as receitas, claro !


Capitão abóbora



1  chávena tâmaras , sem caroço (se não estiverem pegajosas deixe de molho em água quente 10 minutos, depois escorra bem)

2 colheres de sopa de manteiga de abóbora *

1/3 chávena de sementes de abóbora (tostadas)

2 colheres de sopa de óleo de coco derretida

1/2 colher de chá de sal marinho



Toste as sementes por 5-7 minutos. Reserve

Adicione as tâmaras no processador de alimentos e misture até formar uma bola. Em seguida, adicione a manteiga de abóbora (ou purê) e misture.

Durante a mistura, junte o de óleo de coco derretido até formar uma pasta. Se ele não se misturar, adicione 1-2 colheres de sopa de água quente - isso vai depender do tamanho e rigidez de suas tâmaras.

Transfira a mistura para o congelador para endurecer por pelo menos 2 horas, de preferência 4-6. Verifique a textura de modo a que consiga fazer bolas (com ajuda de duas colheres de sopa), que irá rolar nas sementes e depois polvilhar com o sal. Volte a colocar no frio.  Depois é deixar arrefecer ou comer mesmo fresquinho, garanto que é sempre delicioso.



    * Manteiga de abóbora



400 gr +- puré de abóbora

120 ml sumo de maçã + 1 colher de sopa de sumo de limão

125g de açúcar mascavado ou de cocô + 50ml Mel

1 colher de sopa de canela + 1/2 colher de chá de nós moscada

1 colher de chá de gengibre em pó +  1/2 colher de chá de cravinho

Sal qb.



Adicione todos os ingredientes numa panela em lume médio-alto e misture bem.

Quando começar a borbulhar, reduzir mas deixe ferver. Cozinhe destapado, por 15-20 minutos, mexendo ocasionalmente. Se deixar mais algum tempo, não faz mal, que só vai aprofundar os sabores e engrossar a textura.

Prove e ajuste os temperos conforme necessário, adicionando mais açúcar de coco ou mel para a doçura, sumo de limão para acidez, canela ou outro tempero para o calor, ou de sal para equilibrar os sabores.

Uma vez arrefecido completamente, transfere-se para um recipiente de vidro e guarda-se no frigorífico até 2 semanas, às vezes mais (dependendo da frescura dos seus ingredientes)

 Receitas baseadas nas que existem no meu novo preferido blog guloso de culinária

Sem comentários:

Enviar um comentário