quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O(s) outro(s) lado(s) da Arquitectura

Se há coisa que me chateia é a maior parte dos comuns mortais, não fazer ideia do que é ser-se arquitecto. Acham que sabem, o que é ainda pior. Aliás, pior é eles julgarem que entendem qualquer coisa de arquitectura  porque sabem desenhar meia dúzia de traços. É que (passando a publicidade) há mesmo uma linha que nos separa e não não é porque somos das "artes" ( sempre conotados como alguma marginalidade e alguma dose de loucura, mas no mau sentido). É porque estudámos (sim é verdade e no meu tempo até foram 6 + 1 ano) para pensarmos as cidades, os espaços, as casas, os cheios e os vazios, as técnicas e os materiais, a construção e a história e até economia e leis e ética. Ando há muito desiludida com a minha arquitectura, muito talvez porque os clientes dos meus trabalhos, não fazem a mínima ideia do que é o meu trabalho e não querem saber. Por isso admiro os meus colegas que têm a sorte de ter bons clientes e logo os melhores projectos. Meio-desabafo feito o que venho aqui mostrar é Magia. Por isso respirem fundo e entrem no maravilho mundo de Frederico Babina , que é um  arquitecto italiano, mas talvez mais conhecido pelas suas ilustrações criativas inspiradas na arquitectura. Entre vários grupos de trabalhos, que podem ser vistos na sua página e que recomendo mesmo que espreitem, ele imagina casas inspiradas em músicos, em filmes, em arquitectos, em personagens, ou em realizadores.

Estas são algumas das casas do imaginário : se os directores de cinema fossem arquitectos.Tal como diz o Babina "A Arquitectura é como uma cena de filme que mostra a vida, o guião é ditado pela utilização do edifício e os actores são os moradores. Um labirinto onde todos  se perdem e encontram  na intensidade das suas emoções "

 

Se a juntar a tudo isto ainda gostam de animação, há um filme onde algumas destas casas ganham vida. É só clicar AQUI.  Não é tudo tão espantoso ?

Sem comentários:

Enviar um comentário