quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Espaços para crianças

Sim, pareço uma miúda que entrou na feira popular e que quer andar em tudo ao mesmo tempo...Mas não resisto em continuar a partilha , tudo a propósito dum certo desânimo e desencantamento em relação à forma como pensamos a educação escolar das nossas crianças. Tanto, que acreditam que até já pensei largar tudo e dedicar-me ao Homeschooling , ou até tirar um novo curso superior, tipo professora primária ? Mas para isso precisava também de ter muita paciência e nisso sou como os miúdos...ligeiramente irrequieta e com uma imaginação muito forte ! Depois sinto-me assim meia que sozinha, nisto de querer mudar as pequenas coisas à minha volta, sendo que até compreendo um certo conformismo em relação ( à sorte dizem alguns) daquilo que temos. Mas , meninas e meninos , senhoras e senhores,  isso pode-se também dever ao facto de desconhecerem todo um maravilhoso mundo de possibilidades e possíveis de ideias e espaços maravilhosos que são possíveis ! 
Playroom do restaurante Biblioteka em São Peterburgo.  O que chama primeiro a atenção é que o espaço é todo branco (= luz) e é nos apontamentos de decoração e mobiliário (reparem que os 3 candeeiros amarelos fazem logo meia festa) que está o uso das cores , fortes (= alegria) e simples. OK, a árvore é o elemento surpresa e não nos deixa indiferentes ,  veio da natureza e foi devidamente tratada . Há uma parede que se pode colorir, um espaço para a criatividade , um espaço fofinho, cheio de almofadas nuvem onde se podem descarregar energias e depois com uma ou duas estantes e caixas de arrumação , guardam-se alguns brinquedos e livros.

Playspace em Melbourne . Aqui quase que é a prova que se precisa de muito pouco para criar a diferença. O chão é um simples e barato vinil e as paredes reparem bem: na parte superior são forradas em chapa de madeira e na parte de baixo em papel/cartão substituível (de génio) . Os bancos e a mesa, são peças de design , ok ,mas aqui até podemos simplificar com cubos também feitos em contraplacado e almofadas coloridas, vá. Outra ideia  digna dum # faz tu mesmo , são os candeeiros , feitos com tubos de cartão e depois pintados . Mais fácil impossível.

Creche na Alemanha - Não consigo esconder a minha admiração para este gabinete que com pouco (mas bom) , faz tanto.De novo as paredes brancas e o chão claro. Com a madeira constroem-se cantos e recantos e de jogos e arrumação e com as cores fortes, mas pontuais constrói-se um arco-íris para as crianças. Palavras para quê...

2 comentários:

  1. Adorei! E também me identifiquei com a sua descrição no inicio do texto. A vontade súbita de fazer homeschooling e talvez alguma formação na área de educação com crianças. =)

    ResponderEliminar